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Locais de Interese (Património)
Torre do Relógio
Construída no Século XVII, situa-se junto à Igreja paroquial. Trata-se de uma torre de cantaria, com uma altura considerável, da qual se vislumbram vários montes e cursos de água.
É um edifício de dois andares, apresentando uma escala exterior, a qual está encoberta por uma construção semicircular e que conduz a uma dependência pela qual se entra para a torre.
No seu eirado surgem os tradicionais quatro coruchéus que ladeiam uma cúpula pentagonal rematada com um cata-vento de ferro forjado.
O sino apresenta a seguinte inscrição: "Este sino o mandou fazer o capitão mor/Manuel de Vi...lado Anno de 1835/Rafael Fernandes me fes". A torre tem ainda uma sineta com a inscrição na cinta superior: "Sam Pedro ora pro nobis" e na cinta inferior: "1668". Talvez esta sineta tenha pertencido à antiga capela de S. Pedro do Século XV.
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Coreto
Datado do início do Século XX e situado no Largo da Praça, o Coreto de Alegrete insere-se na mentalidade dos loucos e eufóricos anos 20, resultantes do fim da 1.ª Grande Guerra e que antecederam o grave "crash" da Bolsa de New York.
Tendo como função a actuação da banda de música ao ar livre, a sua construção é de planta octogonal.
O podium é rodeado por uma armação de ferro forjado, surgindo oito colunas que suportam a cobertura em cúpula, também octogonal, rematada com uma arpa de ferro forjado.
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Igreja Matriz
Localizada no Largo da Igreja, na zona superior da Vila e dentro das muralhas do velho burgo medieval, é S. João Baptista o seu orago.
O edifício é uma construção do Século XVI inserindo-se no estilo Maneirista, tendo no entanto sofrido várias remodelações ao longo dos séculos seguintes.
Se o Maneirismo português atendeu a certas particularidades que originaram a sub-denominação de Estilo-Chão, a arquitectura da Igreja Matriz traduz todo o discurso do sintetismo nacionalista entre a herança medieval e o depuramento das formas clássicas do Renascimento, próprias desse mesmo estilo.
No que respeita ao seu exterior, o edifício apela à horizontalidade. A fachada está orientada para nascente e encontra-se seccionada em três partes por quatro pilares adoçados a um terço e embebidos na restante altura.
No interior temos uma Igreja salão com três naves, as quais são divididas por três colunas cada. As colunas suportam arcos de volta perfeita que no seu total perfazem o número de cinco. Quanto à cobertura, esta é feita em abóbada de caixotão.
A nave lateral direita apresenta duas capelas laterais e um altar adoçado de culto a Nossa Senhora de Fátima. A capela mais próxima da capela-mor é de culto aos três santos populares: S. Pedro, St.º António e S. João. É de salientar que no tecto desta capela axial está pintado um brasão esquartelado com as armas das famílias Mouros, Sás Tavares e Melos. A referida capela possui ainda uma pintura baseada no tema do Juízo Final.
As capelas colaterais oferecem culto à Padroeira da Vila - Nossa Senhora da Alegria e ao Nosso Senhor dos Passos.
No que diz respeito aos altares, todos eles são de talha ou alvenaria pintada. Todo o interior do edifício é nu e despojado de decoração, apenas se realçando a capela-mor. Esta tem quatro colunas pintadas a azul e dourado.
Relativamente ao seu espólio, é de destacar um cálice de prata dourada e branca, datado da segunda metade do século XV. Merecem ainda referência as imagens de pedra de S.Sebastião (Século XV), Santo António (início do Século XVI), S.Pedro (datada de finais do Século XV e pertencente à antiga Capela de S.Pedro) e de Santana, também do Século XV.
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Igreja da Misericórdia
Actual casa mortuária, a Igreja da Misericórdia está localizada junto à Igreja Matriz. É um edifício do Século XVII cuja proximidade com a Igreja Matriz não é apenas física mas também a nível arquitectónico, sendo nitidamente Maneirista, ou seja, aproximando-se claramente da influência italiana.
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Igreja do Espírito Santo
Poucos vestígios religiosos existem, a não ser a sua arquitectura exterior. Desde que deixou de estar aberta ao culto, este edifício já serviu de sede da Sociedade Musical Recreativa Alegretense e é actualmente sede de Grupo Desportivo de Alegrete.
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Capela de São Pedro
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É dos cinco edifícios religiosos da Vila, o mais antigo, remontando ao século XV. A capela é de uma só nave e no que respeita à capela-mor, ela tem tecto de abóbada de erço com sanca saliente. Existem dois altares de alvenaria do século XVIII. É de notar toda uma semelhança arquitectónica entre a Capela de S. Pedro e a Igreja da Misericórdia. A transladação da Capela de S.Pedro para a Igreja Matriz poderá estar relacionada com o facto desta última se encontrar mais próxima dos habitantes e, consequentemente, juntar nos dias de missa, mais fieis no seu interior. Tal poderá ajudar a explicar a degradação da Capela de S.Pedro que, devido a situar-se mais longe, foi aos poucos, perdendo a sua importância.
Castelo
Edificado por D. Dinis, em 1319, tudo leva a crer que terá sido construído sobre outro mais antigo - existem mesmo notícias de que, em 1160, D. Afonso Henriques procedeu à reconstituição de uma fortificação romano-árabe.
Trata-se de um Castelo de estilo gótico militar, revelando-se um exemplar devido às características planimétricas das suas muralhas e fortificações. Caracteriza-se por ser uma estrutura em vaso quadrilátero, de planta rectangular, de muralhas ameadas e devidamente espaçadas por torres cilíndricas que serviam de cerco à antiga Vila.
Consta que as suas muralhas foram erguidas pela população com a condição de ficarem independentes da jurisdição de Portalegre.
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Capela de Nossa Senhora da Lapa
Localizada a 2 Km de Besteiros, entre eucaliptos e pinheiros, a capela em causa foi construída encastrada num rochedo. Faz fronteira com Espanha.
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Igreja de Vale de Cavalos
De construção recente, esta Igreja foi construída pela iniciativa de um grupo de populares de Vale de Cavalos e teve o apoio de toda a população. O seu interior é totalmente novo e alberga imagens de diversos Santos, nomeadamente a da Santa Padroeira - Nossa Senhora de Fátima.
Castelejo
Erguido na parte mais elevada, e no lado norte, nele é possível detectar vestígios de ameias medievais, torres de menagem, seteiras, vãos de janelas entaipadas por alvenarias, trechos de adarves e de torrões e duas portas da traça primitiva.
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